Cada vez se torna mais comum a utilização de vidros translúcidos na arquitetura e design de ambientes, tanto corporativo como doméstico. O vidro translúcido é um vidro plano, com pelo menos uma superfície irregular e é conhecido por vedar a transparência e ainda assim, permitir uma boa luminosidade nos cômodos onde é aplicado.
O processo de fabricação dos vidros, nas últimas décadas, apresentou uma evolução tecnológica significativa nos tratamentos superficiais, as dimensões e a aparência. Originou assim, uma diversificada quantidade de materiais transparentes e, em decorrência, surgiram novos vidros translúcidos no mercado.
Para quem busca mais luminosidade e privacidade, o vidro translúcido pode ser uma solução perfeita, pois essa é a combinação que esse tipo de vidro proporciona. Por exemplo, muitos arquitetos estão optando pela fachada translúcida para deixar o ambiente mais espaçoso, seguro e aproveitar ao máximo a luz do dia.
Entretanto, para escolher esse material para o seu projeto, é necessário levar e consideração uma série de fatores. Confira abaixo tudo o que você precisa saber o esse vidro e quais são suas normas de aplicação.
Locais de aplicação
Os vidros translúcidos podem ser aplicados em diversos ambientes e cômodos. Comumente, sua aplicação costuma ser feita em:
- Portas;
- Janelas;
- Fachadas;
- Divisórias;
O vidro translúcido é bastante utilizado em casas, apartamentos e hotéis para a criação de ambientes personalizados. Ele é ideal para fazer separação de ambientes pequenos, dividindo melhor os cômodos de maneira harmônica.
Vantagens dos vidros translúcidos
Ao contrário do vidro transparente, o vidro translúcido tem uma superfície mais fosca, o que geralmente é melhor para projetos onde crianças, idosos ou pessoas com problema de visão utilizarão o espaço. Desta maneira, muitos acidentes podem ser evitados com a substituição do vidro transparente pelo translúcido.
Mesmo para os mais cuidadosos, o vidro translúcido pode ser aplicado de maneira mais cautelosa. Por exemplo, ao utilizá-lo como divisória, ao invés de colocá-lo do teto ao chão, você pode optar por uma base de madeira e completar com vidro.
Tipos de vidro translúcido
Existem diversos tipos de vidros translúcidos. Veja os principais deles abaixo:
Vidro temperado
Vidro impresso
Vidro aramado
Vidro serigrafado
Vidro acidado
Vidro jateado
Decoração com vidro translúcido
Os vidros translúcidos são perfeitos para compor a decoração de ambientes pelo o seu alto poder de versatilidade. Eles podem ser aplicados para fazer tampos de mesa, prateleiras, porta de armários e muitas outras coisas.
Se você deseja aplicar o vidro translúcido ao seu projeto e precisa de orientações, entre em contato conosco para saber mais informações.
Gostou desse artigo? Veja também dicas sobre o vidro espelhado.
Deixar um comentário