Com o surgimento de novas técnicas de produção, existe hoje uma grande quantidade de tipos de vidros no mercado, cada um com propriedades exclusivas como, por exemplo, o vidro temperado.
O vidro temperado, nada mais é que um vidro comum que passou por um tratamento térmico ou químico para modificar suas características, tais como dureza e resistência mecânica. Confira abaixo tudo o que você precisa saber o vidro temperado.
As características do vidro temperado
O vidro temperado possui todas as características de um vidro comum, tais como, transparência coloração, paralelismo nas faces. O que o diferencia do vidro comum é a sua alta resistência, já que ele tem a capacidade de resistir a choques em uma proporção de cinco vezes mais que um vidro comum com espessuras semelhantes.
Esse vidro é considerado um vidro de segurança, pois, quando quebrado, fragmenta-se sem pedaços pequenos, pouco cortantes, podendo ser removidos com maior facilidade e segurança.
O vidro temperado é o resultado de um tratamento termoquímico no qual as suas propriedades são modificadas. Depois de passar por temperaturas altíssimas e ser resfriado rapidamente.
Sua fabricação acontece através do tratamento térmico de têmpera que consiste no aquecimento gradativo do vidro até atingir a temperatura de 700ºC (estado plástico) para ser resfriado bruscamente. Com esse tratamento, o vidro temperado passa a ser mais resistente à flexão e passa a suportar diferenças de temperaturas de até 200ºC.
O vidro temperado oferece muita segurança ao projeto, quando utilizado em janelas e portas, por exemplo. Além disso, ele proporciona uma iluminação natural ao ambiente, o que possibilita economia no consumo de energia e maior conforto ao espaço.
As vantagens do vidro temperado
Algumas vantagens já foram mencionadas acima, entretanto este tipo de material é uma excelente opção de custo benefício. Confira algumas vantagens do vidro temperado a seguir:
- Resistência ao impacto superior a 5 vezes quando comparado a vidros comuns;
- Quando quebrado não produz cacos pontiagudos;
- Boa resistência a diferenças de temperatura, chegando a 200° Celsius;
- Manutenção da privacidade conforme grau de translucidez e cor do material;
- Bom grau de transparência;
- Melhor aproveitamento da luz natural o que acarreta na economia de luz artificial;
- Bom conforto térmico e acústico;
- Facilidade e praticidade na instalação;
- Facilidade e praticidade na limpeza.
- Além destes benefícios, o vidro temperado é ideal para a decoração.
Onde usar o vidro temperado
O vidro temperado alcança grandes vãos, pode ser encaixilhado e é o único possível de ser aplicado como porta, por meio de ferragens apropriadas, como por exemplo, portas de correr. É largamente usado para box de banheiros, fechamento de lojas, fechamento de muros, residências e edifícios, portas e janelas etc.
Na decoração também é muito comum encontrá-lo em tampos de mesa, prateleiras, nichos, utensílios de cozinha, prateleiras de geladeiras, pratos, copos, divisórias, pias e até torneiras. Seu uso oferece sofisticação ao objeto e ao ambiente. Ele substitui esquadrias e paredes oferecendo uma vantagem estética e uma instalação rápida e limpa.
Vale muito lembrar que o vidro é um material amigo do meio ambiente. Esse material mágico é reciclado em sua totalidade, vantagem e tanto em comparação aos outros materiais de construção populares, ainda mais em época de conscientização ecológica e sustentabilidade.
Se você deseja aplicar o vidro temperado ao seu projeto e precisa de orientações, entre em contato conosco para saber mais informações.
Gostou desse artigo? Veja também dicas sobre o vidro translúcido
Deixar um comentário