Todos os que gostam de decoração ou são um pouco vaidosos sabem o valor de um verdadeiro espelho. Mas o que pouca gente sabe é como surgiu o espelho. Afinal de contas a humanidade que é capaz de muitas coisas não queria depender de um reflexo na água para saber a própria aparência. Imagine você por exemplo, tem um grande encontro hoje a noite e vai se maquiar ou se arrumar no reflexo do lago mais perto. Absurdo não?
Por isso mesmo queremos trazer dessa vez um conteúdo mais descontraído. Assim você pode aproveitar de coisas que trazemos além de conhecimento técnico.
Como surgiu o primeiro espelho?
O primeiro espelho encontrado foi uma armação de madeira e bronze (alguns dizem que só de cobre) usadas em 5000 aC no Egito. O Egito foi o lar do primeiro espelho, quem diria?
Alguns mais tarde tentaram criar espelhos de prata. Mas quem já teve aliança de compromisso sabe que a prata escurece muito rapidamente. O espelho obviamente precisava ser polido e raspado toda hora, mas ainda assim dava uma imagem mais nítida.
Muito provavelmente o trabalho de polir um espelho de cobre ou prata gastava literalmente horas. Provavelmente o primeiro resultado não era satisfatório, então diferentes tipos de materiais como areia, pedras de moagem e água eram aplicados para gerar um reflexo.
Mas o primeiro espelho mesmo como conhecemos foi produzido na idade média. Até que a famosa idade das trevas trouxe algo interessante sobre a luz, não acha?
A ideia básica era aplicar uma camada de mercúrio sobre um papel fino, logo depois uma camada bem polida de vidro era aplicada em cima. Após um tempo razoável de compressão os primeiros espelhos parecidos com os nossos foram manufaturados.
Mas o primeiro espelho mesmo foi criado por Justus von Liebig na década de 1830. E o metal utilizado era a prata. Embora não a prata comum, é uma mistura que basicamente usa nitrato de prata.
Como são os espelhos hoje?
Hoje a base costuma ter uma mistura de alumínio e estanho misturados à prata. E quem sabe se ainda teremos opções mais nítidas (muito difícil melhorar a qualidade atual) com outras substâncias. E só assim conseguimos colocar nossos ótimos reflexos em pedaços de vidros. Só com essa grande jornada é que conseguimos criar grandes peças de decoração que possuem uma utilidade real.
Os espelhos hoje são utilizados para diferentes formas de aplicação. Quem pudesse olhar de onde surgiu o espelho, ficaria pasmo de olhar a importância que ele tem em equipamentos avançados. Tecnologias de ponta na área médica, como raio x só são possíveis graças aos espelhos.
Mas o que vai fazer diferença mesmo desde que surgiu o espelho é saber aplicar ele no melhor local e ambiente possível. Para isso procure um pouco sobre decoração e evite posições que vão refletir interior de outros cômodos ou coisas parecidas.
E então? O que você gostaria de saber mais sobre espelhos? Deixe nos comentários e nos siga em todas as redes sociais.
Aproveite e confira também como escolher espelho para banheiro.
Deixar um comentário