Já pensou em ter uma cobertura de vidro na sua casa? Essa é uma ideia inovadora que está caindo no gosto de muitos arquitetos, projetistas e clientes em todo o mundo.
A cobertura de vidro nada mais é do que um teto de vidro para construções. Esse tipo de cobertura traz um design totalmente diferente para os projetos. Além disso, promove uma maior luminosidade nos ambientes, contribuindo assim na economia de energia.
As estruturas de vidro são versáteis, bonitas e resistentes e por isso são uma opções para coberturas. Não é à toa que o uso do material para esse tipo de aplicação é cada vez mais comum nos projetos que desejam ousar mais.
Entretanto, não é qualquer tipo de cobertura que pode receber esse material. Basicamente, claraboias e marquises são os exemplos mais comuns na arquitetura que permitem a aplicação do vidro, desde que seja especificado corretamente.
Veja abaixo tudo o que você precisa saber antes de optar pela cobertura de vidro no seu projeto.
Quais os vidros indicados para coberturas?
De acordo com a NBR 7199 (Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil), os vidros laminados e os vidros aramados são os mais indicados para coberturas de vidro, pois são considerados vidros de segurança.
Enquanto o vidro laminado evita que os cacos se espalhem pelo ambiente, o vidro aramado possui uma rede metálica que segura os estilhaços em situações de rompimento da placa.
Além desses dois tipos, os vidros insulados (vidros duplos) também podem ser utilizados, desde que a folha interior seja feita com um dos dois tipos já citados.
Outras questões envolvem a especificação do material, como:
- Dimensões (especialmente para vencer os vãos);
- Inclinação;
- Uso de elementos que ofereçam proteção contra tensões e dilatações;
- Fixação da estrutura;
- Vedação adequada contra sujeira e umidade.
É sempre importante ressaltar que é necessário fazer todas as medições antes de colocar uma cobertura de vidro no projeto. Do mais, conheça a estrutura do local onde o vidro será aplicado para evitar problemas futuros.
Benefícios das coberturas de vidro
As coberturas de vidro tem boa resistência aos raios solares e à chuva, o que o torna uma opção ideal para locais onde há grande variação térmica e climática. Além disso, o vidro é um material que tem a vida útil longa, desde que seja bem cuidado. A cobertura de vidro ainda contribui para ampliar espaços, fazer isolamento acústico e proteger o local contra raios ultravioletas.
Outra vantagem é que essa estrutura não sofre com as mudanças de temperatura, como os telhados comuns, que enchem de lodo e escurecem. Sendo assim, problemas de vazamentos durante o período mais chuvoso já não acontecem, pois elas não vazam. Isso ajuda a economizar, pois não será necessário gastar dinheiro com impermeabilizantes.
Onde posso aplicar cobertura de vidro?
As coberturas de vidro podem ser aplicadas em diversos ambientes. Nas residências, costumam ser colocadas em as salas, corredores ou varandas. Já no âmbito comercial, pode ser aplicado em restaurantes, shoppings, lojas e centros comerciais.
Gostou de saber mais sobre cobertura de vidro? Veja também detalhes sobre a estrutura guarda corpo
Deixar um comentário