O vidro refletivo, também conhecido como vidro espelhado, está sendo cada vez mais usado na decoração de ambientes e projetos de arquitetura. Essa preferência tem se tornado comum não só pela beleza que o material traz aos locais onde é aplicado. O Vidro espelhado também reduz consideravelmente o calor no anterior dos ambientes, por refletir os raios solares ao invés de absorve-los.
Se você quer saber tudo sobre vidro espelhado e como aplica-lo ao seu projeto, continue acompanhando o texto.
Tipos de vidro espelhado
Para quem não sabe, o vidro espelhado é feito a partir de um vidro float, que recebe em uma de suas faces uma camada metalizada. Existem basicamente 4 tipos de vidros espelhado. São eles:
- Laminado;
- Insulado;
- Serigrafado;
- Temperado.
Vidro laminado
o vidro laminado é composto por duas ou mais placas de vidro, unidas por uma ou mais camadas intermediárias de PVB (polivinil butiral). Como conclusão, esse vidro se torna mais resistente a impactos.
Além de aumentar a resistência, a película plástica de PVB também tem a função de filtrar em 99,6% os raios ultravioletas. Os laminados também proporcionam uma redução de ruídos, por meio do amortecimento das vibrações sonoras pela camada de PVB.
Vidro insulado
O vidro insulado passa por um sistema de envidraçamento que pode ter duas ou mais peças de vidro coladas a um perfil de alumínio duplamente vedado. Esse vidro também ajuda a reduzir os ruídos no ambiente, além de bloquear o calor e aproveitar melhor a luz natural.
Outra vantagem do vidro insulado é que ele tem um sistema hidrossecante que garante que o vidro não fique embaçado.
Vidro Serigrafado
Já falamos do vidro serigrafado no artigo sobre Vidros Decorados. Esse vidro nem sempre pode ser utilizado para fazer vidros espelhados. Para usá-lo, é necessário que o vidro seja resistente à tempera. O vidro serigrafado, além de ser decorativo, também ajuda a proteger o ambiente dos raios ultravioleta e infravermelho.
Vidro temperado
O vidro temperado é um vidro altamente resistente, sendo 5 vezes mais forte do que um vidro comum. No entanto, é importante ficar atento, pois depois de temperado, o material não pode ser cortado, furado ou partido. Caso isso ocorra, a peça toda pode se estilhaçar.
Além da resistência, o vidro temperado proporciona uma iluminação natural ao ambiente, o que possibilita economia no consumo de energia.
Vantagens e desvantagens do vidro espelhado
Assim como qualquer outro produto, o vidro espelhado possui vantagens e desvantagens.
Entre as principais vantagens desse material estão:
- Maior privacidade nos ambientes, já que o vidro reflete o lado externo, não permitindo visualizar a parte interna dos ambientes.
- Diminuição em 80% da passagem de calor para o ambiente.
- Design moderno;
O vidro espelhado aplicado em fachadas de edifícios é capaz de criar ilusões visuais maravilhosas. E é exatamente dessa ilusão é que vem a maior desvantagem desse tipo de vidro. Os pássaros são os seres que sofrem com esse tipo de fechada que por conta do reflexo, não conseguem distinguir a imagem da realidade.
Entretanto, esse problema pode ser contornado com uma instalação de insulfilme para escurecer o vidro e assim, diminuir o reflexo. Ou aplicando lâminas de cobertura UV, que são invisíveis aos olhos humanos, mas visível às aves, prevenindo possíveis colisões.
Onde utilizar?
Apesar da aparência mais robusta e imponente, o vidro refletivo não é indicado para qualquer local. Na região norte do Brasil, por exemplo, onde os raios solares incidem numa maior intensidade, recomenda-se o uso do vidro espelhado de média refletividade. Já aqui no sudeste, é indicado o vidro espelhado de baixa refletividade.
A aplicação desse material pode ser feita em coberturas, portas, janelas, sacadas e fachadas de edifícios, tanto comerciais quanto residenciais.
Gostou dessa dica? Veja também o nosso artigo sobre Muro de Vidro.
Deixar um comentário