Há algum tempo atrás as varandas viraram febre nos apartamentos mais modernos, como um ambiente externo para descanso e recreação. Entretanto, com a diminuição do metro quadrado da maioria dos imóveis recém-construídos, muitas pessoas têm procurado alternativas para deixar o ambiente mais espaçoso. Nesse caso, quem tem um espaço externo, opta muitas vezes pelo fechamento de varanda.

Muitas construtoras têm investido no aumento da metragem das varanda, exatamente por essa área da casa ter se tornado cada vez mais disputada. Ao realizar o fechamento de varanda, os moradores do imóvel ganham não somente mais um cômodo, mas um espaço ambientalizado que pode ser utilizado para diversas finalidades.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber antes de embarcar no projeto de fechamento de sacada.

Benefícios do Fechamento de Sacada

Muitos fatores levam uma pessoa a cogitar o fechamento da varanda. Quem mora em cidades grandes geralmente acaba reclamando do barulho externo. Nesse caso, o fechamento de varanda ajuda a inibir a entrada de sons e ruídos, formando assim um isolamento acústico no apartamento.

Entre os principais benefícios do fechamento de varanda estão:

  • Aumento da área útil da casa;
  • Maior privacidade;
  • Maior segurança;
  • Maior proteção contra fenômenos naturais (Chuvas, vento etc.).

Regras

Todavia, a decisão de fechar a varanda não pode ser colocada em prática da noite para o dia. Em todos os casos é necessário seguir uma série de regras para incorporar os vidros no ambiente.

O fechamento de varanda deve seguir as norma e regras estabelecidas pelo condomínio, devendo ser aprovada em assembleia pelos moradores. Essas regras podem interferir no material, cor e outras características do vidro que o morador pretende colocar.

O projeto de fechamento de varanda também deve respeitar a Lei NBR 16259, publicada em 2014 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ela estabelece critérios técnicos e de segurança para avaliar o projeto. Os materiais utilizados precisam ser aprovados nos testes de resistência à corrosão, esforços repetitivos, pressão do vento e impactos.

A vedação com vidro também precisa seguir um padrão de abertura sendo deslizante, pivotante ou misto.

O fechamento de varanda não necessita de liberação na prefeitura, mas antes de dar início a obra será necessário fazer a emissão de RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) ou ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), específico para o envidraçamento da sacada. O Documento deve ser emitido pelo o fornecedor dos materiais que serão utilizados.

Algo que também costuma criar muitas dúvidas na mente de quem pretende fazer o fechamento de varanda é como fica a cobrança do IPTU depois do envidraçamento. Na verdade, a prefeitura faz o calculo do IPTU baseado no metro quadrado de área útil da casa. Varandas e sacadas não são contadas como áreas úteis, entretanto depois do fechamento do ambiente, pode-se ser entendido que houve sim um aumento de área útil na residência. Por hora, a maioria dos Estados ainda não define o envidraçamento de varandas como aumento de área construída, mas vale ficar de olho nessa questão.

 

Tipos de vidro Para fechamento

Basicamente, existem dois tipos de vidro que são utilizados para o fechamento de varandas: o vidro temperado e o vidro laminado.

O vidro temperado é formado a partir de um processo de fabricação que envolve um tratamento térmico no qual o material é submetido a altas temperaturas, seguido de um resfriamento controlado. Esse choque térmico aumenta a resistência do vidro, bem como seu nível de dureza, aumentando assim a sua resistência.

Já o vidro laminado, por sua vez, é composto por duas chapas unidas por uma película plástica. Essa unificação proporciona melhor isolamento acústico e bloqueio dos raios solares. Porém, esse material não possui alta resistência e nem suporta temperaturas muito baixas, não sendo indicado para locais em que o inverno é muito rigoroso.

Manutenção

Apesar de todas as vantagens do fechamento de vidro para a varanda, não podemos nos esquecer da importância da sua manutenção. Esse trabalho deve ser realizado periodicamente por uma empresa especializada em manutenção de vidros.

Gostou desse artigo? Confira também o artigo sobre Portas de Vidro.